4 de febrero de 2007

Un poco de arte...

Este sábado pela tarde, fui dar um giro cultural pelo Centro Nacional de Arte Reina Sofia. Ás vezes é bom deixar os livros de parte (sim porque para os mais cépticos devo informar que leio muito :D de facto estou-me a tornar num intelectual ;)) e perto de todos os abismos culturais mais relevantes, aprender um pouco mais sobre a história da arte espanhola. Dos vários pintores de alto gabarito que é possível ver neste museu, posso destacar os meus favoritos: Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró. Fica um cheirinho duma tarde bem passada nas entranhas deste museu:




Guernica de Picasso, pintada em 1937, a óleo, numa tela de 350 por 782 cm, em Paris Representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guenica (País Basco) a 26 de Abril de 1937 por aviões alemães. Pablo Picasso, dispensa apresentações, é sem dúvida o meu pintor favorito, até me pintou uma pomba nas costas...





El enigma sin fin e El enigma de Hitler de Salvador Dalí, pintadas a óleo em 1938 e 1939 respectivamente. Apesar de ter sido um fascista manhoso, Dalí é autor de uma obra espetacular, e é um dos grandes artistas do Surrealismo. Excêntrico de gema, ele apoiou Franco e usou a arte para atingir fama e fortuna, mas isso não invalida o seu dom, e a grande imaginação que põe nos seus quadros... Não admiro a sua pessoa, mas são sem dúvida admiráveis os seus devaneios. Poderia estar um dia observando os seus quadros, tentando desvendar os promenores e perceber as analogias...



Caracol, mujer, flor, estrella de Joan Miró pintada a óleo em 1934. Catalão de Barcelona, Miró tem uma história comum nos caminhos da arte, pois luta contra toda a família para conseguir ser artista. Quando chega o sucesso, claro, toda a família passa a viver em função dele. Típico dos mal formados...
Miró é classificado como surrealista mas a sua linguagem parece dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exactamente os surrealistas. No fundo ele procurava mostrar a realidade de uma forma simplificada, quase infantil, simbólica, sem a complexidade e o mistério de um surrealismo tipo Salvador Dali...

2 comentarios:

Dunguinha dijo...

O meu favorito eh e sempre sera (pralem do meu papi, claro!!!)Salvador Dali.. Que posso fazer!?! Gosto deles fascistas manhosos!!! loooooooooooool...

Jay Cee dijo...

Estou ctg no Picaso!O dali sp me meteu medo n sei pq!