28 de febrero de 2009



"...Marques Mendes – Novo Pensionista! Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva..."

Eu, não ando muito dentro do panorama político português, nem ando sinceramente muito interessado em Portugal nos ultimos dois anos. De facto acho que sinto uma certa tristeza e desilusão por ter nascido num país que apenas respeita os circulos superiores da sociedade, politicamente falando e que sejam sempre os mesmos a penar, por causa de decisões de certas e determinadas pessoas. Sei que pode chegar a ser contraditório (eu por vezes sinto-me dividido9 mas eu sou um português com sangue na guelra, sou um lisboeta aficcionado e adoro Portugal, que não hajam confusões. Neste momento, apenas me interessa a minha familia e os meus amigos, que estejam bem e que a vida lhes vá trazendo sorte, esprando que venham dias melhores.
Os que são pelo trabalho e da honestidade, vivem para o trabalho, porque o trabalho não dá para viver, os jornalistas estão corrompidos pela política, os mecanismos publicos são inertes, os sitemas básicos de atenção publica apenas existem e quem não tem dinheiro para pagar sofre as consequencias de não poder ser atendido humanamente, claramente os politicos bebados com a sede de egoismo, ganância. Esses vivem na sombra das sua falsa capacidade, apenas trabalham o desinteresse quando debilmente desempenham sua função na sociedade, na liderança e administração de um país, e o povo (que é sempre o mesmo) resigna-se à violência, num silêncio absurdo, num grito calado, tal e qual a fragilidade de uma mulher quando o marido lhe bate em casa. Fico absolutamente indignado com algumas coisas que vejo em mails que recebo (as quais tenho por vezes duvidas se são verdade ou não, mas porra alguém no meio disto tudo anda a encher o bolso) e tenho pena que nos jornais e nas noticias apenas explorem a parte triste do jornalismo, fazendo de noticias de faca e alguidar, o principal tema de exploração social.
Eu não me resigno. Portugal não vai ver um cêntimo dos meus impostos nem uma gota do meu suor enquanto não merecer a educação que os meus pais me pagaram e que suaram com o seu trabalho e dedicação. Enquanto os meus avós não forem atendidos como merecem ser nos hospitais e centros de saúde e não terem que pagar para viver no privado. Enquanto os meus filhos não tiverem uma educação sem ter que gastar o orçamento da sua liberdade em coisas a que têm direito. Acho que está tudo ao contrário, o mundo deu meia volta e pôs o cu virado para a gente. E o pior de isto tudo é que vemos este espectáculo, como quem vê um estranho entrando na nossa propria casa levando o que lhe dá na gana, porque vivemos num estado de direito, onde a democracia é a fachada de uma ditadura subtil, onde em vez de um ditador, existem várias dezenas. Mas como é uma democracia, o povo "decide". O povo "decide" nada. Se eu "decidir" ir á frutaria e tiver que comprar frutas, mas se só houver frutas podres, então que raio decido eu, à partida já me estão a dar merda para escolher, e qualquer fruta que compre já sei que está passada. Eu sei que estamos no século XXI, e que não há revoluções nem guerras civis nos países que se "chamam" de 1º mundo, mas isto sem uma revolta não vai a lado nenhum. Então que sejamos burros a vida toda, que vivamos como observadores para sempre, mas que nos calemos de uma vez por todas, porque não há coisa que doa mais que um povo ferido e magoado pelo silêncio das suas acções. Eu optei pela emigração e cada vez mais sei e tenho a certeza de que Espanha não é perfeita, mas aqui tenho uma vida muito melhor que em Portugal. E não é que não "roubem" (porque a merda é a mesma) mas aqui "roubam" menos e as pessoas vivem melhor. Estás a fazer uma revolução? Eu estou...


" Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."

Guerra Junqueiro
Jornalista, escritor e poeta Português

11 comentarios:

Ana Romao dijo...

Nem imaginas o que me magoas ao falar assim de Portugal.
Não existem países perfeitos.
E como disseste, e bem, "A merda é a mesma", em todo o lado.

Adorei a analogia das maçâs, por isso proponho que faças este exercicío: tenta ver Portugal como um filho. Filho esse, criminoso e corrupto. Mas é teu filho, sangue do teu sangue. Irás sempre defende-lo em qualquer circuntância.
Nunca se vira as costas a um filho.

Também acho que, não são em dois anos que conheces a fundo todos os problemas sociais e económicos de Espanha, ao ponto de fazeres esse juízo de valor e esse tipo de comparação. Sabes porquê? Levaste uns 20 anos a conhecer Portugal.

Adoro Portugal, Lisboa, Porto, Sintra e sou super bairrista (viva Rio de Mouro). Bem sei que é uma merda, mas provavelmente (e quem me conhece sabe que é verdade) sou a primeira a vir em defesa da minha terra.

E se calhar, é disto mesmo que nos falta, um pouco mais de bairrismo, positivismo, e 'bola pra frente somos os maiores'.
Ah, espera ... mas assim seriamos iguais aos espanhóis :P

Beijos
No hard feelings

Andorinha dijo...

Meu amigo, eu cá assino e subscrevo a Ana.
Pra início de conversa, de frutas bem podres tá Espanha cheia. Em segundo lugar, o que é pior ainda, exportaram os filhos da puta, e quem apoia os merdas dos Marques Mendes não são apenas os portugueses, tens MTO espanhol por trás. Portanto, és roubado duas vezes: uma em Espanha e outra na tua inocência!
TEM JUÍZO!
Falar mal de Portugal só te coloca no pior da emigração. Tu estás AÍ porque te formaste em PORTUGAL. O ensino em Espanha foi o pior a que já assisti, se não fosse a formação tanto profissional como académica que recebi em PORTUGAL, tava bem fodida, é o que te digo! E quem a pagou? O meu Pai, e o Estado. DE QUE PAÍS??? PORTUGAL!!!
Emigra, aproveita o País onde estás, o dinheiro que recebes, a vida que levas, mas JAMAIS vires as costas ao teu País, pq sem Pátria não és NADA. Não vales NADA.
Tem juízo miúdo, MTO juízo!

Mário dijo...

Meninas,

nao confundamos socialismos com generos politicos. Eu adoro Portugal e mais que tudo ser Português. Nunca da minha boca vou desrespeitar o meu povo, seria desrespeitar os meus pais, a minha familia e os meus amigos, isso que esteja claro e que leiam o que escrevo antes de largarem basucadas e partirem para a ofensiva. Nem estou a defender os espanhois (porque de facto tb ja ando um bocado farto deles). O que eu sei é que me formei pelo esforço dos meus pais e pelo meu esforço pessoal. O que eu sei é que estudei em espanha porque os meus pais pagaram (mas um estudante frances, mesmo um espanhol recebem cerca de 800 para fazer erasmus). O que eu sei é que estou a ganhar muito mais do que ganharia em portugal (mais uma vez do meu esforço, nem dos espanhois, nem dos franceses, nem de portugal). O que eu sei é que só voltarei a Portugal quando cresça profissionalmente.
É ofensivo que ponhas em causa o meu patriotismo. É decadente que dispares de olhos fechados e nao entendas um ponto de vista. É de ignorante que me digas que tenho atitude tipica de emigra, ponendo em causa o que sinto por portugal. É a minha patria, o meu pais e sempre será. Aceito-o como é, mas nao aceito a forma como trata o seu povo. Se calhar nunca precisas-te ir ao hospital e ficar na fila vendo alguém da tua familia morrendo devagar. Se calhar cresceste numa familia que nunca precisou prescindir da vida em funçao do trabalho. Se calhar foste a escolas privadas. Muito se enganam em relaçao a mim e de verdade pouco me importa... Eu faço a minha revoluçao pessoal, o que nao vou fazer é calar-me e comer como todos. Digam o q quiserem, mas n ponham palavras que nao disse nos meus labios. Leiam um pouco mais antes de abrir a boca, por vezes é melhor antes de ofender alguém... E desculpem-me a falta de educaçao mas eu sinto-me ofendido.

Nice dijo...

No es por parcializar :P pero coincido plenamente con Luigi.

Tal vez porque yo también emigré de un pais "en decadencia" y cada vez que vuelvo a casa y me entero las cosas que pasan, me siento peor... Pero eso no es "virar as costas" y es perfectamente legítimo sentir tristeza al ver que el lugar donde creciste, la madre patria, la tierra que te vio nacer se hunde cada vez mas.

No he conocido a nadie que ame más a Portugal que Mário (sólo es preciso conocerlo un poquito y escucharlo hablar de su país) y comprendo su indignación porque yo también la vivo con mi país.
No se trata de que España es o no mejor que Portugal o Argentina. España, como ya sabemos todos, está bastante lejos de ser perfecta y ninguno de los dos defendemos a los españoles y a su país que nunca será el nuestro. Se trata de haber visto con nuestros propios ojos que las cosas podrían ser diferentes, podrían funcionar en nuestros paises si no fuera por una clase política podrida y una masa social silenciosa (o ignorante, que es peor).
Es la impotencia, la rabia y el dolor que produce saber que cambiar las cosas sólo depende de nosotros como pueblo y que eso signifique que sea prácticamente imposible.
Es la impotencia, la rabia y el dolor de quedarse callados, y por eso no callamos, porque un granito de arena puede ser pequeño pero sigue siendo un granito de arena.

Y decir "aquí no pasa nada!" o "hay paises que estan peor que el nuestro asi que no importa" o "no voy a aceptar que aqui hay problemas porque eso seria querer menos a mi pais", pues, a mi me parece un poco tonto...

En fin, lo que quiero decir es que me parece que poner en causa el amor que Luigi tiene por Portugal, sólo porque ha "desabafado" sobre cosas "reales" que lo ponen muy triste, me parece un poco exagerado, desmedido, apresurado y poco pensado...
HO DIT!!

Y tomando la analogía del hijo, pues, si uno tiene un hijo criminal o corrupto, habla con él e intenta reformarlo, no lo deja hacer lo que le sale de los cojones solo porque es sangre de tu sangre... por lo menos es lo que yo haría...

Besos para todos, el debate es sano para la intelectualidad.

Nice dijo...

Fifinha:
Has entendido todo mal!! Y eso que el portugues no es mi lengua nativa pero a mi interpretacion, el post no trataba sobre "lo maravillosa que es España"
Nunca escucharás a Luigi hablar bien de España y mal de Portugal. NUNCA!
Creo que has perdido el punto de lo que él intentaba decir.
Mário es la persona con más juicio que he conocido, y no es decir poco. Y como ya dije, es la persona con mas amor por Portugal que he conocido. Creo que no has entendido bien lo que quiso decir...
Llamarlo "sin juicio" y "traidor a la patria", pues... no te parece mucho?

Ana: El tiempo que uno viva en un pais o en otro no tiene nada que ver con nada, se trata del contraste de vivir "fuera" de un pais. Yo vivi 26 años en Argentina y sólo me hicieron falta 2 años viviendo FUERA de Argentina para darme cuenta de que habia muchas cosas que estaban mal. Se trata de la perspectiva.
Luigi en ningun momento dijo que de ahora en adelante "viraba as costas" a Portugal, yo por lo menos no lo lei en ningun lado. Si le diera la espalda a su pais le importaria muy poco lo que alli pasara, no? y sin embargo lo que quiere es una revolucion, eso no es virar las costas...
Y lo de "bola pra frente somos os maiores", no hay pais que haya perfeccionado eso mas que Argentina, y no ha servido para nada, hehehe ;P

Besos para las dos!

Andorinha dijo...

Vale, teneis razón, perdonai porque me pasé 3 pueblos.
Lo que pasa es que aunque me gusten los amigos españoles que conosco, conoci a los españoles más corruptos en mi odisea de venta de inmobiliario. Supongo que nunca lo comenté con vosotros, pero lidé con españoles que querian comprar edificios devolutos en Alfama. Tenian pasta, empresas detras. El negocio no se hizo...conmigo. Porque no me gustó el trato y la corrupción de ambas partes. La verdad es que las empresas portuguesas invadieron portugal y de la manera más desonestas que vi (aunque por supuesto hubo excepciones), y eso me marcó desde entonces porque todos estaban involucrados: estado portugués, políticos portugueses, estado español y politicos españoles. Todos detras del pano, pero todos involucrados. Por eso quisás me pasé no 3 pero 15 pueblos y por ello os pido disculpas, pero ya os dije por email, me gustan las criticas construtivas y me cuesta mucho cuando alguien habla mal de portugal, quisás porque veo que todos tienen sus defectos crassos y...bueno, un dia hacemos una tertúlia juntos y lo hablamos en debate vivo que creo que es más bonito y más provechoso.
Lo dicho: Luigi, siento haberte ofendido. Me pasé.
Besos a los dos,
Fifinha

Ana Romao dijo...

Folgo muito em saber que este tema é polémico e origina tanto debate aqui na blogosfera.

Na verdade, ainda bem que assim o é. Demonstra que estamos todos interesados e preocupados com o nosso país.

No entanto torna-se delicada a maneira como abordamos este tipo de temas, sem sermos acusados de injustos ou mesmo sentirmo-nos ofendidos.

Não coloquei o teu patriotismo em causa e não me lembro de ter ofendido ninguém. Sinto é que alguém se ofendeu, e não entendo porquê.

Se quiseres, combinamos uma videoconferência e continuamos a conversa :P

Beijo

Mário dijo...

No pasa nada cuñadita, não estou ofendido com ninguém. Rancor zero, tolerância máxima ;)

PE dijo...

Passam os anos de vida e a esperança, dizem, mesmo sendo a última a morrer, esfuma-se.

Vejo-me de mãos atadas, pés amarrados e cada vez com os nós são mais apertados por aqueles que nos dizem salvar de tudo o proteger dos infortunios. E os nós na corda, extende-se aos outros à minha volta.

E assim, tendenciosamente e como São Tomé que não acreditou no renascimento do Salvador, mais me inclino para o lado do desalento do que para o lado do alento animador que nos mobiliza fiel e cegamente.

A sociedade, a economia, o mundo, tornaram-se em sítios imundos, nojentos, fétidos!

Esqueçam Portugal ou Espanha ou os países ou qualquer organização ou localização geográfica em particular; é tudo igual.

Como afirmava sabiamente um partido do passado: não basta mudar as moscas!

Falava, no outro dia, com alguém mais velho, experiente, vivido, sábio diria, que me disse, perante as minhas queixas contra o mundo actual: sabes rapaz tens toda a razão, isto está mal, muito mal. Para mim, para ti. Mas vê uma coisa; se isto assim está é porque a maioria quer.

E eu calei-me!

Parabéns mestre Luigi, nunca deixes que os outros pensem por ti (condenando todos os exageros que escreveste no teu texto).

Parabéns meninas por discordarem do Luigi e o mostrarem sem receios; digo-vos o mesmo.

A mudança é possível, não sem percorrer um longo e tenebroso caminho. Resta saber quantos de nós teremos coragem para isso, antes de desistirmos...

Beijos e abraços!

Sofia Perpetua dijo...

O Mário está a olhar para as coisas como elas são e a pensar sobre a realidade. ISto não tem NADA a ver com patriotismo, absolutamente nada.

É fundamental um olhar crítico sobre o que se passa, essa é também a base de um sistema democrático.

Eu fico muito feliz por te manteres informado acerca do que se passa e por te preocupares em expressar a tua opinião.

Rui Martins dijo...

Vou contar-vos a história da minha vida. Comecei a trabalhar a vender enciclopédias de porta em porta. Tinha 20 anos ou andava lá perto. Vendi uma, fiz imensos contactos para a empresa e não ganhei dinheiro nenhum, o passe que eu usava para ir a casa dos clientes, escolhidos aleatoriamente por mim na lista telefónica, era por minha conta, assim como tudo o resto. Entretanto, fui tirar uns cursos que estavam na berra na altura, os da CEE, com subsidio e tal. Tirei dois, um na UGT, ainda me devem o subsidio e ainda andam por, e outro no Fundetec, 5*, do melhor mesmo, já fechou por falta de apoios. Aos 22 anos e depois de bater em muita portas á procura de trabalho, lá dei ouvidos a quem de direito e fui para a Universidade, á noite e a trabalhar de dia. Foram 5 anos fo.... de trabalho das 9 ás 6 e aulas das 6:30h até as 11h. Por acaso, O Sócrates também lá andou passado uns anos e lá arranjou maneira de fechar a dita e descredibilizar por completo qual lá estudou. No meio dos estudos, fui trabalhar, para uma empresa de detergentes. 90 cts por mês a recibos verdes. Metade para pagar a universidade e o passe, o resto para pagar a SS e o IRS, ainda sobrava algum para uns copos com os amigos e com a Tuna. Lá sai, finalmente, para uma empresa de informática. 100cts a recibos verdes e 12h de trabalho diário, horas extras só mesmo de trabalho, de €€€ nem pensar. Verdinho, completamente. Inclusive, ia buscar o Renault Safrane do dono da empresa ao hotel de vez em quando. Mudei para melhor entretanto, ou pensava eu. O mesmo ordenado, mas com contracto. 12h por dia também, €€€ extra era mito. Sair para o Porto ás 12h de sexta era normal. Alojamento?? Nem pensar, você pode e ir no mesmo dia perfeitamente. Lá fui andando de emprego em emprego a ganhar restos, porque aqueles ordenados não têm outro nome, a RV e a ser tratado abaixo de cão. Finalmente, um emprego de jeito. Uma Multinacional americana, ordenado americano, condições americanas, finalmente a paga de 5 anos de privações para ser Eng. Informático. Passados 3 meses, 9/11. A empresa entra em dificuldades e nem perde tempo com coisas. Olho da rua, desemprego. Bem, bora lá procurar emprego outra vez. Entrevista na Sonae, ah e tal e não sei quê que mais, 32 anos??? O sr. já tá com uma idadezinha problemática, prontos, resolveu-se o problema da crise da meia idade. Quéqueuvoufazerdaminhavida?????, pensei eu. Olha, com tanta coisa que eu sei, vou dar formação. Isto de ter 33 anos é lixado, aos 40 acho que me reformo. Ganda treta, também há recibos verdes na formação e os 20cts á hora já são um mito. Formação durante 5 anos, 12h por dia novamente, Sábados, 12.5€ por hora, o IEFP não paga se não tiver as declarações de não divida das Finanças e da SS em dia. As finanças cobram 12€ pela dita, a SS nem por isso. Espera lá, mas não é tudo do Estado??? Parece que não, devo estar a ver mal o filme. Olha, Maria, vamos ter com a tua família na Holanda. Que dizes? Estou farto disto. A Maria era professora, 6h por semana a substituir outra que estava em casa a dar de mamar ao puto. O gajo era comilão, há meses que ela estava em casa. Chega, sou muito português e tal, mas há que saber quando dar o grito do ipiranga. Holanda, não faço a mínima onde fica, ainda bem que tenho um amigo pequenino que conhece tudo. Vamos lá então conquistar essas terras de Beatriz. Primeiro trabalho, schoonmaker, limpar retretes e outras coisas menos próprias, já fiz pior, no sweat. Guito, comé??. 1600€ por mês??? Dasss, a Maria, quando era professora a tempo inteira, pouco mais de metade ganhava. Que lixe, dá para pagar as contas. Segundo emprego, Software Engineer, 1Km de bicicleta todos os dias, bueda guito, ordenado que 99% dos eng. inf. só podem sonhar em Portugal. Respeito como profissional, sabe bem. Sensação de plenitude, sensação de pertença, embora eu ache que alguns holandeses deixam muito a desejar. Sou muito português, e pergunto, porquê eu arranjei aqui em menos de 2 anos o que não arranjei numa vida em Portugal? Luigi, estou contigo, amo o meu pais, mas gosto muito mais de mim. Rui Martins