22 de mayo de 2008

La Nit dels Museus

O fim de Semana passado culminou com o Dia Internacional dos Museus, no qual participam mais de 1200 museus de toda a Europa. A noite começou nos claustros de museo Picasso (Pati Finestres) com um espéctaculo de hang.
A meu ver o hang parece-se muito com uma caçarola de marisco, melhor dizendo um Wok para cozinha chinesa, ma
s é um instrumento musical muito peculiar e atractivo. Neste espectáculo fusion tivémos a oportunidade de escutar como influencias dos músicos, desde o jazz ao fado, passando pelo samba e o improviso característico de quem tem paixão pela música e pela harmonia. Filmámos um pouco do fado "Lágrima" da amália Rodrigues, com uma sonoridade muito original. Eu gosto especialmente da forma como a rapariga diz "...dexespero..."


A noite seguiu para dentro do museo onde foi possível ver a nova exposição, completamente grátis porque é disso que se trata no día internacional do museu :D, Olvidando Velázquez. Las meninas.
Nesta exposição para além do intensivo trabalho de Picasso sobre "Las meninas" de Velázquez (que se encontra no Museu do Prado em Madrid), foi possível ver quadros de Salvador Dalí, Velázquez, Manet, Courbet, Poussin, Delacroix, El Greco...
Como a noite ainda era uma criança, e a Aline anda sempre com o fogo no cú (expressão portuguesa para definir os hiperactivos. Não associar ao Português do Brasil... :P), encontrámo-nos com a galera brasileira e o polaco a à porta de la Pedrera de Antoni Gaudí, que por casualidade nessa noite era grátis e que por mais casualidade eu ainda não tinha visitado justamente pelo preço exurbitante que esses senhores fascistas da obra social Caixa Catalunya pedem aos turistas.



2 comentarios:

Nice dijo...

JUUAAAAAAAA!! (Prometo no decir nada sobre "el fuego" de Aline...)

Fue una noche muy bien aprovechada, y sin gastar un centimo!! :D

(By the way, querido, lo tuyo es competencia desleal... :P)

Aline Moraes dijo...

rá-rá
Muita engraçada tua luso-denominaçao da minha hiperatividade!
Menos mal que a Nice promoteu, senao teriamos polemica por aqui. Por isso aproveito a oportunidade pra esclarecer que os brasileiros dizem "fogo no rabo", e que também pode ter algo que ver com a hiper-atividade de algumas coisas em concreto.

Foi boa a noite no museo. ;)