24 de octubre de 2007

Saga Marroqui
Dia I

...De volta à minha pátria adoptada, sinto um calor que às vezes é arrepiante, sinto-me tranquilo mas ao mesmo tempo incerto. Sobrevivemos a Marrocos, estamos estafados, cansados, contentes e cheios de nostalgia de voltar à normalidade. Quem já viu nao esqueçe, quem já viveu recordará e quem já foi voltará seguramente… Durante esta aventura pelo norte de Africa, na companhia da minha querida Princesa Indígena, vi coisas que nao esperava, senti emoçoes que já nao pensava experimentar e tive momentos que nao poderei descrever e que sao só meus… Durante uma semana deambulámos pelo Sul de Marrocos, viajámos mais de 1500Km de carro e conhecemos uma grande parte desse país maravilhoso...
Barcelona, 20 de Octubre de 2007
....
Aterrámos no Aeroporto de Marrakech pelas 10h00. Esperava-nos um dia tanto tristonho que depressa se refez em calor e sol. Na saída do controle de passaportes trocámos euros por dirham, comprámos água e tabaco e fomos ver se alugávamos um carro. Comparado com os terminais do El Prat, o Aeroporto de Menara transparece um pouco do que é esse país a que chamam Marrocos, um labirinto de surpresas com um toque frágil de pobreza e falta de meios. Os balcoes das empresas de aluguer de viaturas estavam divididos por paredes imaginárias, identificando-se por autocolantes colados na parte frontal do pseudo-escritorio. Dirigimo-nos ao balcao e apesar de todos nos quererem alugar um carro, optámos por uma companhía de confiança e escolhemos a Europcar. Pela módica quantia de 2500DH fizémo-nos à estrada com um KIA Picantto novinho em folha com cerca de 20.000 km. Claro que o senhor que nos alugou o carro ficou bem servido, porque nós nem protestámos nem regateámos. Marrakech ficou espontáneamente para tras. Apenas cruzámos o bairro europeu e dirigimo-nos em direccçao ao Atlas, sem explorar o que seria o culminar da nossa viagem… Seguimos para Ait Benadhou. A estrada que segue para sul e cruza o Atlas eleva-se a quase 2400m proporcionando paisagens dignas de um filme de fantasia. Neste caminho pode-se ver cabras a pastar na serra, pueblos que saem de episódios da National Geographic, gente caminando nos lugares mais inóspitos e coisas escritas à bruta nas paredes das lojas no meio do nada, como por exemplo “Come and see my beautifull shop”. Devo referir que estava um pouco fresquinho lá pela montanha, mas que pela vista vale bem a pena. Ao final da tarde chegámos ao nosso destino, a aldeia de Ait Benadhou. Neste local foram filmados alguns filmes famosos, como o Gladiador, Laurence da Arábia, ou mesmo o Legionário. O cenário destas obras de cinema é um aglomerado de Kasbah (fortaleza bérbere antiga) nos quais Hollywood já investiu uns largos milhares de dólares (ou dirham :P) em restaurar. Conseguimos quarto por 110DH cada um num hotel com jantar e pequeno almoço incluídos, onde conhecemos um tal de Hamid, que nos deu uns conselhos uteis e nos impingiu a viagem de camelo pelo deserto. Encaminhou-nos para Ouarzazate, para falar com um tald e Moustapha. Jantámos um tagine especial “Galía” e tomámos o primeiro de muitos chás de menta…
















5 comentarios:

Ana Romao dijo...

Ainda bem que a viagem correu bem e que tenham gostado de Marrocos.
Eu já não posso dizer o mesmo. Dá uma espreitadela ao meu blog: http://ana-romao.blogspot.com

Aí terás um resumo da nossa viagem aventura/desventura.

Agora, back to work.

Nice dijo...

Ay LINDO!!
Me ganaste!! :D
Bueno, yo por lo menos mandé la Intro ya, jejeje.

Todavia estoy con sindrome post vacacional, y con mucha saudade!!

Adoro-te
(eu não falo bem português... :p)

Dunguinha dijo...

Nao me parece que seja so eu a ter "uma bela vida"!!! :p

Anónimo dijo...

Mario, adorei o relato da vossa viagem, as fotos,tudo...
Quando for oportuno , gostaria de ter uma experiencia idêntica.
beijocas.

sofia dijo...

que fotos...tou sem palavras...que paisagens lindas...fiquei com vontade de fazer o mesmo percurso...estou feliz por ti e por estar tudo bem contigo e com a tua menina que eu nao conheco mas quero conhecer:)
beijinhos...e quero ver essas fotos ampliadas:) Tiraste com a digital?