31 de octubre de 2007

Saga Marroqui
Dia III


Acordámos uma tanto quanto ensonados porque o sol no Sahara nasce por volta das 7h00. Nao que eu tivesse olhado para o relógio, porque na verdade nem vi as horas quando nos deitámos, nem as vi quanto nos levantámos. Esta foi uma informaçao que obti mais tarde de um Azizi com um turbante branco de 6 metros, que era mulsumano e me dizia que os portugueses todos que passavam por ali eram party people, que gostam de bebr cervejas.
Quando saímos da tenda estava uma claridade intensa, mas o sol ainda nao tinha aparecido. Ao longe vimos o nosso guia a apagar a fogueira que manteve acessa toda a noite, isto porque o gajo era muito enghraçado e dormiu ao relento com uma tenda livre só para ele, enfim…
Precipitámo-nos a subir ao topo de uma das dunas mais altas que havia em redor, sentámo-nos completamente ofegantes da subida abrupta e olhámos para este. O dia nao tardou em nacer e quem aprecia momentos mágicos, seguramente nao esquece um nascer do sol no deserto. As sombras que nascem das dunas, o horizonte a perder de vista, os nossos camelos á solta pela grandeza das contruçoes naturais do vento e uma garrafa cheia de areia do Sahara para trazer de recuerdo de volta a casa, foram as résteas de uma estadia curta neste deserto marroquino.
Ficámos por ali algum tempo, o suficiente até nos dar fome e vermos ao longe o nosso guia acenando para voltarmos para baixo.
Estava aquecendo água para chá, numa pequena fogueira impovovisada dentro de uma lata. Enquanto isso deu-nos alguns bocados de pao e queijo, preparando ao mesmo tempo chá para cada um de nós. Foi um pequeño almoço do cacete, estava-se bem, mas era hora de voltar à estrada.
A viagem de volta foi um pouco parnasianista, bateu uma saudade súbita de tudo, terminou em nostalgia. Quase nao falámos durante a viagem pelas dunas, ía-mos ambos compenetrados. Apenas nos interrompeu o nosso guia que repentinamente parou os camelos, ajoelhou-se no chao e começou a mijar mesmo ali diante de nós. Como estava de costas nao deu bem para ver o que fazia mas pelo que nos pareceu á falta de papel higienico, ele limpou-se com areia… Ganda maluco!!
De volta à estância enquanto bebiamos um chá de menta e conversa puxa conversa, o Youseph convenceu-me a ir à sua Loja de tapetes e que levasse a garrafa de Wishky para fazer negócio. Nao sei quanto tempo estivémos ali, mas o que é certo é que vim de lá contentísimo com as minhas carpetes berberes, e fiz um grande negócio com a farrafinha de Wishky.
O resto do dia foi passado no vale do Draa a caminho de Ouarzazate. Draa em marroquino significa Rio, e este vale é mesmo isso um rio… de palmeiras. Juro que nunca vi tanta palmeira junta, uma autêntica floresta destas árvores.
No caminho ainda tivémos tempo para nos regalarmos com um soberbo couscous de poullet em Zagora e vegetar por duas horas num restaurante pijo com um montao de almofadas.
Chegámos a Ouarzazate já quase de noite. Enquanto a Nice esperava no carro eu fui ver se arranjava um hotel. No caminho uma figura tentou abordar-me bruscamente, ao que eu me esquivei sem dirigir palabra. Quando voltei pro carro já com um cuarto alugado, essa figura de turbante azul e óculos abordou-me outra vez e perguntou-me mal educadamente se eu tinha alguma coisa contra os marroquinos, para os ignorar. Eu na minha boa vontade nao quis ser bruto e disse que nao tinha nada contra aliás até os achava simpáticos, ams a forma como eles abordavam as pessoas deixava muito a desejar. Acabou a tentar-me vender viagens no deserto, e mais um pouco de conversa descobri que era irmao do tal Moustapha. Ficámos logo amigos.
Depois de nos instalarmos, sáimos para jantar. Claro que os dois irmaos estavam por ali e sem demora levaram-nos ao pequeño souk (mercado) que existe em Ouarzazate à Loja do seu pai. Tive de prometer que ia no dia seguinte comprar qq coisa porque estavámos estáfados. Fomos indicados por eles a um restaurante com terraço, que tinha uma vista agradavel e boa comida. Fomos dormir completamente satisfeitos, mais um dia do camandro nestas terras africanas…


























1 comentario:

Nice dijo...

VAMOS CAMPEON!!
Que si no, esta vez te gano!!
Cadé o dia 4??? :D